segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Berlin comemora 20 Anos sem a “Cortina de Ferro”


Nesta segunda feira, dia 9 de novembro completa 20 anos da queda do muro de Berlin. Este evento marca o fim da divisão da Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental imposta pelo inicio da guerra fria entre a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e os Estados Unidos da América (EUA), logo após o fim da 2° Grande Guerra.
Sobre a Guerra Fria

A Guerra Fria é o nome dado a um período de corrida armamentista entre os EUA e a URSS, iniciado logo após o fim da 2° Guerra Mundial (1945) e que durou até 1991, com a dissolução do regime comunista da URSS. Durante este período (1945 – 1991), ambas as nações se estabeleceram como superpotências nucleares, e apesar do nome “Guerra Fria”, não houve confronto militar direto. A origem deste termo “Fria” surgiu da eminente ameaça de uma guerra nuclear, e que obviamente culminaria na destruição total de ambas as nações e boa parte da vida na terra.

Além da disputa tecnológica militar e nuclear, este período também marcou a disputa político-ideológica entre o comunismo representado pelo regime econômico-político da URSS e o capitalismo liderado pelos EUA.
As Alianças

Neste período o mundo se bi – polarizou e surgiram diversas alianças regionais e transcontinentais, liderado por um dos dois regimes político-ideológicos, EUA ou URSS, sendo que algumas se perduram até os dias de hoje.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) representa uma dessas alianças que surgiu neste período de disputas e que reunia os EUA, Canadá e a maior parte da Europa Ocidental. Mesmo com a dissolução da URSS, a OTAN continuou existindo e hoje se tornou a maior aliança militar do mundo.

O Ápice da Guerra

Durante todo o período da Guerra Fria, foram vários os picos de agravamento das tensões entre ambas as superpotências, sendo eminente o início da guerra nuclear, mas a política de dissuasão adotada por ambas, impediu que a guerra se iniciasse. Mas em 1962 um evento marcou o ápice deste período de confrontação entre as superpotências. Com a revolução cubana e a implantação do regime comunista de Fidel Castro em Cuba e a aproximação deste país com a URSS, os EUA passou a espionar o país caribenho através de aviões militares, e em 1962, o serviço de inteligência norte americano (CIA) flagrou a construção de 40 silos de mísseis balísticos em Cuba. Estes mísseis seriam capazes de atingir as maiores cidades Norte-Americanas em minutos, e praticamente impossibilitava o aviso prévio de seus cidadãos.

Perestroika e Glasnost

Com a eleição de Mikhail Gorbachev, a URSS experimentou um período de mudanças econômicas e de liberdade de expressão. Essa nova política trouxe consequentemente o afrouxamento da ditadura imposta aos países alinhados ao regime comunista de Moscou. No dia 09 de novembro de 1989, a queda do muro de Berlin, pôs fim à “Cortina de Ferro” e finalmente, dois anos mais tarde (1991), a URSS seria totalmente dissolvida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e opnião!