sábado, 7 de novembro de 2009

Médicos dão dicas para evitar desidratação em dias quentes



Bebês e idosos devem beber mais água e serem observados;exercícios físicos não são indicados em dias secos. O calor e a falta de chuva nas cidades fazem o ar ficar seco. Mesmo quando há um pouco de vento, a sensação é de desconforto. Para amenizá-la e aumentar a sensação de bem-estar, leia abaixo as dicas dadas pelos pediatras Evandro Sergio Spalter e Roberto Baldacci, livre-docente do Departamento de Pediatria da Universidade de São Paulo, ao R7.

- Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até 1 ano. Ofereça bastante água para eles.

- Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, mas deixe uma das pontas megulhada num bacia ou num balde cheio d’água.

- Quanto mais seco o ar, mais sede sentimos. Mas para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. Por exemplo, se você cosutma tomar quatro copos de água por dia, tome oito nesses dias secos.

- Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Mas como descobrir se o bebê tem sede? Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.

- Para ter certeza de que as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Mas se ainda assim você tiver dúvidas, observe se elas estão fazendo xixi. Se a criança não está indo ao banheiro frequentemente ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que está faltando água.

- Se você pratica exercícios físicos, cancele a prática nesses dias secos.

- Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial.

- Na hora das refeições, prefira comidas leves: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e opnião!