quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Índia a Fronteira dos Sonhos


Mais de 33 milhões de deuses praticamente faz com que tudo o que há entre o céu e a terra seja adorado.

Localizada no centro-sul da Ásia, esse país possui uma área correspondente a um terço do Brasil. A Índia tem a segunda maior população do Globo, é aproximadamente Um Bilhão e 100 mil Habitantes, fica só atrás da China em números de População, e é provável que até 2.050 ultrapasse a China com mais de 1,5 Bilhão de pessoas. A cada seis pessoas no mundo uma é indiana. Cerca de um terço dos indianos têm menos de 15 anos de idade e quase dois terço têm idade inferior a 30 anos.

O problema de moradia é tamanho nas grandes cidades que esse espaço absolutamente público comporta algumas atividades que para nós, ocidentais, são estritamente privadas. Limpar os ouvidos, arrancar dentes, urinar, dormir, comer, tomar banho, defecar ou fazer a barba são coisas que na Índia acontece literalmente no ``olho da rua``.

Mais de 33 milhões de deuses praticamente torna com que tudo o que há entre o céu e a terra seja adorado. Atropelar uma vaca na Índia é quase igual assassinar um ser humano. Na maioria dos Estados esse crime é punido com prisão. Consideradas sagradas as vacas são apenas xotadas gentilmente, em situações onde elas atrapalham alguma passagem. Também o Elefante e o Rato alem de outros animais, objetos ou até mesmo rios, como o principal rio dos hindus, o Ganges, são adorados na Índia.

Na Índia milhares de deuses são adorados, A maior parte da população é constituída de hinduístas, que representam aproximadamente 82% dos indianos. O islamismo abrange principalmente o norte do país com um total de aproximadamente 13% da população, enquanto o cristianismo como um todo, entre Católicos e Evangélicos é de aproximadamente 3% , sendo que representam um total de mais de 30 milhões, em sua maioria residem no sul do país.Católicos são 14 milhões e Evangélicos 16 milhões.

O Crescimento da igreja tem despertado reações negativas por parte de hindus e mulçumanos, mais a tarefa de evangelização continua e tem colhido frutos. Um dos melhores métodos de evangelização são as redes de rádio cristãs, elas alcançam milhares de pessoas com o evangelho do Senhor Jesus. O nominalismo é um dos maiores problemas enfrentados pela igreja, isto devido a falta de discipulado e treinamento, grandes campanhas são realizadas por evangelistas itinerantes ou avivalistas de outros países, mas é preciso obreiros locais para dar continuidade ao trabalho.

Após 200 anos de missões, iniciados por Willian Carey, os cristãos indianos afirmam, com orgulho, que a evangelização por lá começou com o apóstolo Tomé, discípulo de Jesus. Em 1970, havia 5.768 missionários estrangeiros na Índia. Devido a lei promulgada para proibir a entrada de missionários para evangelização, atualmente há somente cerca de 900 obreiros no país. Por isso as igrejas indianas sentiram a necessidade de realizar essa tarefa. Em 1973, existiam apenas 420 missionários nativos. Hoje, há mais de 11 mil missionários nativos. A média é de um pastor para cada oito igrejas e quatrocentas vilas pelo país, ``e nós muitas vezes temos oito pastor para uma igreja!``

A Bíblia Sagrada, o Novo Testamento, ou porções dele está disponível em menos de 150 líguas. Há no mínimo, a necessidade de se traduzir a Bíblia para as 250 línguas mais faladas dentre as 1.652 do total de línguas existentes na Índia. Muitas Línguas ainda não têm escrita e as missões, além de criar a representação das palavras, têm de alfabetizar os povos antes de traduzir a Bíblia para eles.

Quando se trata de Missões, temos que enviar os melhores: aqueles que têm uma consciência clara do seu chamado, e que estão dispostos a pagar qualquer preço, dentro do IDE de Jesus. Não há lugar para aventureiros, mas sim para aqueles que estão dispostos a pagar o preço, estudando a língua e cultura desse povo, e as estratégias de trabalho missionário transcultural.

``A Índia, é uma espécie de fronteira do Sonho, um labirinto desconhecido e misterioso para ser descoberto; uma grande nação a ser redimida. Porque a Índia seria a fronteira do Sonho? Davi exclamara: "Quem me dera beber água do poço que está junto a Belém"!!!. Davi encontrou três valentes que arriscaram suas vidas para realizar seu sonho. Deus também tem um ardente e antigo sonho: Penetrar pelas fronteiras indianas e beber das suas águas. Quem renunciará sua vida por amor a Jesus e pelo seu sonho, passando a esta fronteira para resgatar para Deus estas milhões de almas presas em poços tão profundos?
Varanasi - a cidade santa dos hindus

Há mais de 2.000 anos, Varanasi, a cidade "eterna", tem sido a capital religiosa da Índia. Construída nas margens do sagrado Ganges, é conhecida por combinar as qualidades de todos os outros locais de peregrinação e, quem quer que morra ali, segundo os hindus, independentemente do tamanho dos pecados, está salvo do ciclo de sucessivas reencarnações. Cidade mais a leste de Uttar Pradesh, Varanasi é um importante local de aprendizado, terra de romancistas, filósofos e gramáticos. Prova disso foi o seu papel no desenvolvimento do hindi - o que há de mais próximo a uma língua nacional da Índia.

Varanasi tem mais de 100 ghats de banho e fogo, mas o Manikarnika Ghat é o mais sagrado de todos. Este é o principal ghat de fogo e um dos locais mais auspiciosos nos quais um hindu pode ser cremado. Os corpos são levados por párias conhecidos como chandal e carregados pelas alamedas da cidade velha ao sagrado Ganges em uma padiola de bambu embrulhada em panos. Você verá grandes pilhas de lenha amontoadas no alto dos ghats. Cada tora é pesada cuidadosamente em enormes balanças para que se possa calcular o preço da cremação. Não há problema em assistir às cremações, já que em Manikarnika a morte é um negócio como outro qualquer, mas não pode ser fotografado e nem filmado (somente escondido).

O melhor ghat para ver as atividades à beira do rio é o Dasaswamedh. Ali você encontra uma grande concentração de pessoas que vêm à margem do Ganges não apenas para o ritual do banho, mas para fazer yoga, dar "bençãos", comprar paan, vender flores, fazer massagens, jogar críquete, nadar, barbear-se e aliviar seu karma dando esmola aos mendigos. Ali também é o melhor lugar para conseguir uma viagem de barco, já que há muita competição entre barqueiros.


Outros destaques da cidade são o Templo Dourado, construído em um pátio coberto com maravilhosas torres douradas; os mercados famosos por seu trabalho ornamental em latão; os brinquedos envernizados, xales, sedas e cítaras (sim, Ravi Shankar mora aqui); as estreitas alamedas que se embrenham dos ghats; o centro budista de Sarnath; e o Ganges. Esta é uma das partes mais negras e mais necessitadas do mundo. Milhões de peregrinos visitam Varanasi, a cidade "santa" do hinduismo no Rio Ganges, mas poucos encontram a Água Viva que somente Jesus pode dar.

Quando alguem morre, o corpo é embrulhado e levado em maca pela cidade. Eles vao cantando, chegam ate' a margem do rio e fazem a cerimonia de cremacao. A cremacao e' bem simples, o corpo e' colocado entre um monte de lenha, colocam gasolina e ateiam fogo e as cinzas lançadas no rio.

Ore para que possa haver uma maior mobilização de oração para esta cidade e por toda a Índia, e para que Deus possa levantar mais obreiros para pregar o evangelho, e que muitos indianos possam encontrar a Fonte da Água da Vida - Jesus.

Bikaner, a cidade do templo dos ratos

Bikaner é um cidade oásis entre vegetação e dunas de areia. A antiga muralha da cidade retêm um ar medieval, enquanto do lado de fora dos muros, palácios e mansões permanecem. Uma conhecida e próspera rota turista, Bikaner é a rota para Jaisalmer vindo de Jaipur ou Shekhawati, no Estado do Rajastão. Bikaner foi fundada como um reino independente em 1488 por Rao Bikaji, o filho mais novo do fundador de Jaipur, Rao Jodha.

O templo dos ratos

O templo de Karni Mata, a cerca de 33 Km no Sul de Bikaner em Deshnoke, no Estado do Rajastão, e é considerado um dos locais santos dos hindus na Índia. O templo de Karni Mata foi construído no século 17 e no principio do século 20 o Marajá Ganga Singh adicionou o portão de prata e mármore branco a fachada do templo, o qual dedicou a Karniji, uma mística que, segundo eles, viveu no século 15 e que eles consideram uma encarnação de Durga. Uma galeria do templo descreve sua vida. Os hindus a chamam deusa Karni Mata. Ela era filha de um ‘Charan’ do século 16 e que se casou aos 27 anos. Depois de seu casamento ter sido dissolvido, ela tornou-se uma ‘sanyasinand’ (uma errante ascética) e teria dedicado sua vida para o serviço dos pobres.

Para os hindus, este templo não é apenas o local onde habita a deusa Karni Mata, mas também os bem alimentados ratos (chamados kabas) que são grandemente reverenciados. Neste templo, ratos são adorados e alimentados com doces e leite, visto que os hindus crêem que, os corpos dos ratos são casas para as almas dos devotos de Kanri Mata que já morreram.


Como os ratos se tornaram “santos” para os hindus

Os hindus dizem que uma vez Karni Mata tentou restaurar a criança morta de um contador de história de volta a vida, mas falhou porque Yama, o deus da morte, já tinha recebido a alma do menino e reencarnando numa forma humana. Karni Mata, famosa por seu legendário temperamento, foi tão afetada pela sua falha que ela anunciou que ninguém de sua tribo cairia nas mãos de Yama novamente. Ao invés, quando eles morressem, todos eles habitariam temporariamente o corpo de um rato, antes de ser reencarnado dentro de sua tribo novamente. Portanto, os ratos são considerados como encarnações dos contadores de história e são muito reverenciados.

Motivos de oração:

Ore para que Deus abra o entendimento destas pessoas e que seus olhos espirituais sejam abertos para conhecerem o único Deus Vivo e Verdadeiro. A sua oração pode fazer a diferença nas regiões celestiais sobre a Índia! Ore para que o Senhor Jesus seja entronizado sobre esta nação e todas as potestades das trevas sejam postas por terra.

Pr. Oscar L. Lourenço.

Colaborou: Pastor Donizete

Um comentário:

  1. ENQUANTO MUITOS SE PREOCUPAM EM SEREM MISSIONÁRIOS DO ASFALTO, MILHÕES DE PESSOAS NA ÍNDIA ESTÃO PERECENDO SEM SALVAÇÃO. A ÍNDIA É A FRONTEIRA DOS SONHOS PARA OS APAIXONADOS EM MISSÕES, NÃO PARA OS CRENTES QUE NÃO QUEREM SABER DE MISSÕES. GOSTARIA MUITO DE ADQUIRIR UM VIDEO QUE VÍ HÁ MUITOS ANOS COM ESSE MESMO TEMA. MANDE PARA MISSIONARIAMARILY@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e opnião!