segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Fragilidade dos Projetos Humanos


Como seres humanos, racionais, inteligêntes e sociais, constantemente somos levados a desenvolver planos e aplicá-los em nossas vidas. No trecho de Lucas 14:28, Jesus nos mostra que a finalidade de desenvolver projetos é duas: Analisar os recursos disponíveis e avaliar o tempo hábil para a execução do mesmo. Na nossa vida de cristão, a finalidade dos projetos, tem um terceiro critério a ser avaliado; a vontade de Deus e o seu absoluto senhorio nas nossas vidas.

Por que Planejar?

Como dito acima, são duas as finalidade dos projetos humanos, analisar os recursos disponíveis e o tempo hábil. Em lucas 14:28 lemos: "Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?". Jesus cita o exemplo de quem edifica e mostra que é tolice iniciarmos uma obra sem analisar os recursos financeiros, materiais e humanos necessários comprometendo o término do mesmo pela falta de recursos. Outro fator que um construtor deve se atentar, é para o tempo hábil para a execução da obra.

Peter Drucker, um grande filósofo e considerado o pai da administração moderna disse; "O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes". O que Drucker está dizendo é que as decisões presentes, devem tomadas de modo a evitar possíveis complicações futuras, e capazes de parar, bloquear ou atrazar o anadamento normal de do projeto.

Por que não podemos nos prender ao planejamento?

Se por um lado, Deus nos capacitou a desenvolver porjetos e nos mostra que é necessário fazê-lo, por outro ele nos ensina que não podemos nos prender aos mesmos, pois mesmo sendo capazes de desenvolvê-los e executà-los devemos submeter nossos projetos ao Senhorio de Deus. Em Isaias 55:9 lemos que "Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." O que Deus quer nos transmitir, é que nem sempre, nossos projetos seguem os mesmos caminho e pensamentos que Deus traçou para nós.

O texto de 1 João 2:16, podemos completar: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." Portanto nossos projetos correm um grande risco de estarem contaminados pelas concupisciência da nossa carne e Deus não exitará em corrijir os passos de um cristão que segue pelos seus próprios desejos.

Na vida de um cristão, qualquer mudânça de direção não deve ser encarado como fracasso ou um erro de planejamento, mas o absoluto Senhorio de Deus na condução dos nossos passos.

Como nos submeter ao Senhorio de Deus

Em 1 Pedro 5:6, lemos "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte". O que está escrito na espístola de Pedro é que o momento da "exaltação", e é garantida por Deus a todos aqueles que reconheceram o seu pecado, se humilharam perante Jesus Cristo e reconhceram a necessidade de ser lavado pelo sangue do sEu sacrifício na Cruz.

João 1:12 completa "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome". A maior exaltação das nossas vidas, será o momento em que o Senhor julgará a toda a humanidade, mas ao invés de encontrar culpa naqueles que foram justificados pelo sangue do sEu sacrifício, encontrará sEu sangue cobrindo todas os nossos pecados. Neste dia seremos exaltados a posição de filho de Deus e co-herdeiro do Reino Celestial.

Portanto hoje é necessário que humilhemos nosso ego e nosso orgulho e nos coloquemos a uma completa submissão de nossa vida ao absoluto controle de Deus e o sEu poder, para que no dia do julgamento de Cristo, nos encontremos justificados pelo seu sangue e recebamos a exaltação eterna ao lado do nosso salvador Jesus Cristo, "Rei dos Rei e Senhor dos Senhores". Amém!

Conclusão

Como cristão, devemos planejar nossa vida, negócios, carreira, ministério, mas temos que saber que nossos planos estão absolutamente debaixo do senhoria de Deus, e eventuais mudânças de direção, não significa fracasso ou erro de planejamento, mas como servos, militantes e filhos de Deus, temos que ter humildade para reconhecer seu domínio e controle sobre nossas vidas e na condução dos nossos passos.

"Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra."
(Timóteo 2:4.)

Lição extraída com base no tema "A Fragilidade dos Projetos Humanos" da Revista Estudos da Bíblia, Editora OBPC, Edição 56.

A Voz do Brasil Para Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e opnião!