terça-feira, 16 de março de 2010

Igreja Bolívia Para Cristo - Os Frutos da Visão Missionária



Era o ano de 1990, estávamos realizando nossa primeira Conferência Missionária em nossa Igreja local no bairro do Mandaqui, zona norte da cidade de São Paulo. Foi neste dia que tudo começou… Primeiro Deus nos chamou para organizar a Conferência Missionária, e no último dia Deus nos comissionou para Missões, e um ano e meio depois fomos enviados para a Bolívia. Não fomos de imediato porque tivemos alguns problemas.

O primeiro: minha esposa, a Neli, teve que operar por problemas sérios na vesícula e infelizmente teve choque anafilático onde, segundo os médicos, teve morte clínica, mantida por aparelhos. Os médicos achavam muito difícil ela sair do coma… Mas Deus comissionou minha família e não somente eu, então meu coração se apegou as palavras do salmista: “…mas, que proveito há na minha morte?… por um acaso o pó iria te louvar?”. Essas palavras me encheram de esperança e de saber que nem tudo estava perdido, e depois de dias de sofrimento, oração e esperança, minha amada voltou ao mundo dos vivos, e hoje serve com amor e devoção ao Senhor ao meu lado.

O segundo problema foi que o carro que iríamos levar para a Bolívia para o trabalho missionário, foi roubado na porta do Hospital onde minha esposa foi atendida. Mas isso não diminuiu nossa disposição, pois nosso coração estava queimando pela Bolívia, viríamos mesmo se fosse a pé… os nossos inimigos espirituais iriam ser envergonhados, pois nada nos faria parar naquele momento.

O terceiro problema: Meu caçula, que naquela época estava apenas com 1 aninho, teve um pequeno tombo, mas o estranho é que facilmente se partiu o osso de seu braço esquerdo. Levamos ele ao médico, que de imediato solicitou uma tomografia computadorizada do braço, pois pelo RX constataram uma grande mancha no interior do osso e o diagnóstico foi de tumor. Foi então transferido para o Hospital do Câncer em São Paulo, onde foi submetido a uma biópsia. De sua internação até o momento do resultado da biópsia, estivemos nos pés do Senhor solicitando-O sua imensurável ajuda. Saiu o resultado da biópsia e o resultado foi que ele estava com Tuberculose óssea… começamos o tratamento de 1 ano e meio… depois de liberado pelos médicos, colocamos em uma caixa a quantidade de remédio para terminar o tratamento e partimos para cumprir o que o Senhor nos havia confiado.

Chegando na Bolívia, a casa em que havíamos de morar já estava ocupada, e então nos limparam um galinheiro no quintal de uma igreja Batista. Vimos as mãos de Deus já nos fazendo úteis. Essa igreja acabara de perder o pastor e praticamente estava morta. Começamos um trabalho de estruturação. Com carinho trabalhamos e com alegria vimos os resultados do nossos esforços. Por quase dois anos trabalhamos neste lugar, e neste mesmo período foi o tempo que moramos num ex-galinheiro. Mas, o interessante é que sabíamos que Deus tinha algo maior para fazer conosco e que este período inicial era um tratar dEle com nossa vida.

Saímos da igreja Batista, e começamos a evangelizar um bairro específico, onde estávamos agora morando. Evangelização, oração e jejum pelo bairro. Tivemos muitas resistências, mas prevaleceu os que tinham (e ainda tem) o Senhor dos Exércitos. Uma casa abriu as portas para que fizéssemos um culto doméstico, e assim conseguimos atingir a primeira família neste bairro… Começamos a nos organizar como igreja, pois já tínhamos 4 pessoas convertidas… Fizemos 6 bancos, um pequeno púlpito e um letreiro com o nome “Bolívia para Cristo”. Depois de 3 meses fizemos nosso primeiro batismo.

A sala de minha casa começou a ficar pequena. Foi neste período de expansão, que chegamos a conclusão: necessitamos de um lugar maior. Tínhamos um terreno em nosso coração e começamos a orar por ele e começamos a ter a sensação que já era nosso. Então procuramos o proprietário que nos facilitou em prestações… Com terreno próprio, começava neste momento o desafio da construção… Com a ajuda de Igrejas irmãs, através de meu pastor em São Paulo (Joel Stevanatto) e a venda de algumas apostilas que tinha feito, conseguimos levantar um pequeno templo e uma casa pastoral.

Depois construímos mais dois quartos e um banheiro para que assim pudéssemos inaugurar nosso novo desafio: Ser uma Base Missionária de Preparação Transcultural, com o claro objetivo de preparar transculturalmente jovens brasileiros que tivessem chamado missionário. Anualmente recebíamos um grupo que ficava 4 meses em preparação teórica e prática.

A Base ganhou o status de interdenominacional, pois já tivemos alunos da Igreja Metodista, Comunidade Água Viva, Luz para as Nações, Batistas, Geração Eleita, O Brasil para Cristo, entre outras. A igreja aqui na Bolívia foi crescendo e com ela o trabalho foi-se expandindo.

Chegamos ao hoje de nossa história, e a Igreja na Bolívia cresceu. Temos três congregações em comunidades agrícolas, cidades situadas no início da selva boliviana, onde o trabalho está florescendo, vejam o rápido histórico:

Igreja em San Pedrito: A primeira pessoa ganha para Cristo neste povoado foi o feiticeiro da cidade, e hoje realizamos os cultos em sua casa.
Igreja em El Carmen: Temos nossa congregação estabelecida debaixo de uma árvore, à sombra se desloca e toda igreja se desloca junto com ela. É um trabalho que tem nos dado muitas alegrias, temos já escolinha bíblica para crianças.
Igreja em San Salvador: Essa é a mais recente. Temos uma casa ganha para Cristo e estamos usando-a para fazermos os cultos ao Senhor.
Temos outras localidades que estamos nos preparando para entrar.

É bom lembrar que são cidades sem nenhuma infra-estrutura. Um poço de água só para todos os habitantes. Não tem casas de alvenaria, são todas de madeira com cobertura de palha. Temos uma missionária boliviana (filha da igreja local de Puerto), a Elvira, que nos auxilia na área de enfermagem, evangelismo e social.

Praticamente esses povoados dependem da ida dela até eles, para aplicar injeções, colocar soros, limpar feridas, etc… Com as doações que recebemos das igrejas brasileiras de remédios é que atendemos as necessidades básicas na área de Saúde. Inclusive estivemos vacinando as crianças contra a Poli, BCG, Febre Amarela, etc… Temos muitas necessidades… mas os recursos são poucos… Necessitamos de remédios: Analgésicos, Anti-Gripais, Penicilina, Antibióticos, contra picada de cobras, aranhas, etc…

stamos com um projeto adiantado para a construção de uma Clínica Médica Evangélica. Já temos o terreno e o projeto (Planta Baixa e de Arquitetura), e queremos, em Nome de Jesus, conseguir parceiros para essa nova visão. Logo estaremos iniciando a construção da mesma.
Família Halabi
Pr. Ibrain, Mis. Neli e filhos (Thiago, Diogo e Diego)

Projetos em Andamento

Clínica de Atendimento na área de Saúde

Funciona para atendimento as pessoas carentes. Queremos conseguir uma ambulância para atendimento móvel, que alcançará comunidades próximas. Também estamos trabalhando para a construção de nossa sala de cirurgia. Já funciona há algum tempo, mas necessitamos ainda de parceiros.

Temos um programa de conscientização na área de Saúde. Um filme está sendo feito para prevenção do Câncer de mama, sobre a Aids, sobre doenças venéreas, sobre o Papanicolau, sobre o pré-natal. Temos tido uma atenção especial pela mulher, pois aqui na Bolívia a mortalidade infantil ainda é muito alta, e muitas mães tem morrido na hora do parto. Outro problema que enfrentamos aqui são as enfermidades tropicais, tais como: febre amarela, tifo, dengue, malária, etc… Estaremos com campanhas preventivas nesta área (panfletos, filmes, palestras médicas, etc… algo que já está sendo feito na igreja local para toda a comunidade. Já funciona a todo vapor a área Odontológica.

Até o ano passado, estávamos com um bom Convênio de Trabalho que nos dava poder de realizar muito… agora, temos que desacelerar muito, pois os recursos são mais escassos e os custos são altíssimos.

FUNCIONA: Exames Laboratoriais, Enfermagem, Médicos Gerais, Grupos de Apoio, Internações, Odontologia, Campanhas Médicas, Médicos Especialistas que trazemos para uma atenção melhor.

Vista externa da Clínica de Atendimento Médico na Bolívia

Microcirurgia Odontológica

Farmácia Comunitária

 Escola de Futebol

Estamos iniciando um trabalho junto com a Mis. Isabel para que possamos levar adiante este Projeto que está sendo uma benção.

Congregações

Rivero Torres

RIVERO TORRES – Já temos um terreno para construção de um local para culto… o povo tem sido bem receptivo à Palavra de Deus… essa cidade fica a 100 km de Puerto Suárez.

Las Palmeras

Fica a 350km… um acesso muito difícil… Sem nenhuma igreja de nenhuma religião… Na última reunião, tínhamos 30 pessoas no culto… aleluia…

SALAO – Um povoado agrícola perto de Puerto Suárez…

Igreja plantada em Corumbá (MS) – Brasil / Pantanal

Trabalho com os Índios Terenas

Trabalho com os Ayoreos

Igreja de Puerto Suárez – Plantamos com tanto amor…

Base Missionária
Os Matacos – O amor de Deus está chegando até eles também.

Igreja Bolívia Para Cristo - Puerto Suárez

Temos muito ainda por fazer, e como gostaríamos de poder contar com você junto a nós para realmente conquistarmos a Bolívia para Cristo.

2 comentários:

  1. Pr. Ibrain Ali Halabi7 de agosto de 2010 às 00:47

    Obrigado, amados por divulgar nosso trabalho aqui...

    Fiquem na paz !!!

    ResponderExcluir
  2. Por: Pastor Ibrain Ali Halabi
    Paz
    Amado del Señor, y con gran nostalgia que anunciar que este año voy a ser la reanudación de mis viajes a Bolivia. En el nombre de Jesús vamos a hacer un gran trabajo en este país. Siempre recordar y orar por usted que hacer el trabajo de Dios allí. un fuerte abrazo de tu hermano en Cristo,

    Pastor: Catarina

    pj_catarina@hotmail.com
    Tel. (47) 91380625

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e opnião!