quinta-feira, 18 de março de 2010

Edição 57 da Nossa Revista de Estudos - As Cartas do Apóstolo Pedro


“Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, a pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos” (1Pe 2.6-8).

Escolhemos os versículos acima para representarem as duas epístolas do apóstolo Pedro, mas sem dúvida, outros versículos poderiam figurar como textos chaves dessas preciosidades bíblicas (ex: 2Pe1.5). Deus iluminou o pastor Samuel Suana para estudar e escrever sobre as cartas de Pedro, e nós fomos presenteados com essa maravilhosa revista de estudos, que a meu ver, depois de estudada, deve ser conservada em nosso arquivo pessoal, para futuras pesquisas. Cada autor sagrado tem o seu próprio estilo, e nas cartas de Pedro é possível observamos expressões muito peculiares do apóstolo; vejamos um exemplo: “certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo, como efetivamente nosso Senhor Jesus Cristo me revelou” (2Pe 1.14; veja: Jo 13.36 e 21.18-19).

Tanto uma como a outra são epístolas gerais, escritas para cristãos judeus e não judeus. No caso da primeira carta o endereço é bem claro, isto é, algumas regiões da Ásia Menor (ex: Galácia: 1Pe 1.1; 2.10). Creio que o ponto alto das cartas de Pedro é o destaque que o apóstolo dá ao comportamento do crente, bem como à recompensa que Deus dará aos crentes fieis.

Outra coisa interessante que notamos são as abundantes citações das Escrituras do AT, por exemplo, ao livro de Genesis (Gn 18.12 com 1Pe 3.6); Êxodo (Êx 19.5, 6 com 1Pe 2.9), além de inúmeros salmos (ex: Sl 34.12-16; 118.22 com 1Pe 3.10-12; 2.7). Com isso Pedro enfatiza a obra do Espírito Santo na inspiração de toda a Bíblia (2Pe 1.20). Pedro era a principal “coluna” da igreja de Jerusalém, e talvez a maior autoridade entre os apóstolos. Houve um pequeno incidente, entre ele e o apóstolo Paulo, se é que podemos assim dizer (Gl 2.11-14), mas que em nada afetou o relacionamento deles, ao contrário, creio piamente que Pedro respeitava o apostolado de Paulo; podemos verifi car isso no seguinte texto: “e tendo por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles” (2Pe 3.15, 16). Nesse ponto, Pedro classifica as cartas de Paulo junto com “o restante das Escrituras”. Se pudéssemos dar um destaque especial na primeira carta, diríamos que Pedro incentivava os crentes a manterem vigilância e a permanecerem firmes em meio às provações e perseguições. Além disso, como “escolhidos” de Deus; devemos nos comportar de maneira digna, com a vida bem alicerçada nos princípios eternos da Palavra de Deus (1Pe 2.13-17).

Por fim, aprendemos que a provação na vida do verdadeiro crente somente irá reforçar a sua devoção ao Senhor Jesus (1Pe 1.6, 7). Já na segunda carta, Pedro incentiva aos cristãos a confiarem nas profecias a respeito do fim dos tempos e da segunda vinda de Cristo. Exatamente porque o fim de todas as coisas está próximo e deverá ser marcado por apostasia ou desvios doutrinários. Ainda somos exortados a esperar o regresso do Senhor Jesus, vivendo retamente e estudando diligentemente as Escrituras a fim de crescermos na “graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus cristo” (2Pe 2.1-3; 3.1-4; 14-18). Portanto, da lição um até a treze você irá trabalhar temas como: salvação, santificação, sofrimento, família (casamento), compromisso e outras virtudes cristãs, segunda vinda de Cristo etc., que sem dúvida contribuirão para o seu crescimento espiritual. Bom estudo!

Pastor Walter Bastos
Diretor JUNEC

Veja Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e opnião!