sábado, 10 de outubro de 2009

A Reforma Protestante







Martinho Lutero






A Reforma Protestante um movimento cristão de reforma da igreja católica iniciado no século XVI pelo Teólogo e Frei Martinho Lutero. Lutero discordava acerca de alguns pontos da doutrina católica, e principalmente acerca da venda de indulgências como publicado nas “95 Teses”, e tido pela igreja, como necessária para a salvação.
Na teologia católica, a Indulgência é o perdão total ou parcial das penas temporais do cristão devidas a Deus pelos pecados cometidos, mas já perdoados pelo sacramento da confissão na vida terrena, pois, acreditava-se que o perdão obtido pela confissão não significa a eliminação das penas temporais, ou seja, do mal causado como conseqüência do pecado já perdoado, necessitando por isso de obter indulgências e praticar as boas obras, a fim de reparar o mal que teria sido cometido pelo pecado. A venda de indulgências, era comum desde o nascimento da igreja católica, mas se acentuou no século III e continuou durante toda a idade média, e era possível a qualquer pessoa, comprar uma indulgência para si mesmo ou para um parente morto que estivesse no purgatório.





Representação Artística das "95 Teses"








Para Martin Lutero, esta prática rompia os princípios Bíblicos da salvação por meio da graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo descrito no trecho de Efésios, no capítulo 2 e versículos 8 e 9, que diz; “Por que pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não é dom de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”, e atribuía às próprias indulgências à salvação.
Outro ponto de discórdia entre Martinho Lutero e a igreja católica, refere-se ao IV Concílio de Latrão, que afirmava “não haver salvação fora da Igreja Católica”, também contrário ao entendimento do Evangelho Bíblico e que pode ser definido no versículo do evangelho de João, no capítulo 14 e versículo 16 que diz; “Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a Verdade, e a Vida; Ninguém vem ao Pai, senão por mim”, e completado pelo capítulo 2 e versículo 5 de 1 Timóteo, que diz, “Por que há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”, e portanto desviava a fé do homem de Jesus Cristo para outra doutrina.






João Calvino






Um dos grandes marcos da Reforma Protestante, a tradução do Novo Testamento do grego para o alemão e a condução das missas do Latin para o alemão, consideradas como heresia pela igreja, mas que logo ganhou o apoio da burguesia e da nobreza alemã. Lutero foi excomungado da igreja católica no dia 3 de janeiro de 1521 pelo Papa Leão X, porém a Reforma Protestante iniciada por ele, já não poderia mais ser contida. O resultado da Reforma foi a proliferação do protestantismo pelo mundo e o nascimento das igrejas; Luterana, Igreja Anglicana, Igreja Presbiteriana, Igreja Calvinista, Igreja Batista e a Igreja Metodista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e opnião!