sábado, 10 de outubro de 2009

O Protestantismo no Brasil e o nascimento do movimento Pentecostal

No Brasil, o protestantismo chegou pela primeira vez ainda no período colonial com um grupo de colonizadores e reformados franceses, holandeses e flamengos, mas não gerou frutos. Logo então, João Calvino, enviou uma missão francesa para estabelecer o protestantismo no Brasil, e em 1557, foi realizado no Brasil o 1° culto protestante. Porém com a predominância católica no País, este grupo foi obrigado a defender a sua fé perante as autoridades e que culminou na morte deles.






Missionário Manoel de Mello, Fundador da Igreja "O Brasil Para Cristo"









Porém, era questão de tempo para que a reforma chegasse ao Brasil e em 1811, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, e a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas, foi estabelecida a Igreja Anglicana no Brasil. Seguiram a implantação do protestantismo no Brasil a Igreja Luterana em 1824, a Igreja Presbiteriana em 1859 e finalmente em 1871 o primeiro grupo Batista se estabelecia no Brasil trazido por missionários americanos.





Missionário R.R. Soares, Fundador da "Igreja Internacional da Graça de Deus"




Em 1910, os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren traziam para o Brasil, a Igrejas Assembléia de Deus e inaugurava assim o movimento pentecostal no País. Em 1950, surge uma nova onda do pentecostalismo, denominado como “A Cruzada Nacional de Evangelização” trazida por dois missionários Americanos da International Church of The Foursquare Gospel, que enfatizava a cura divina e na evangelização em massa, principalmente pelo rádio, e que deram origem a diversas igrejas, dentre elas, a Igreja do Evangelho Quadrangular, a Igreja O Brasil Para Cristo, fundada pelo Missionário Manoel de Mello (1929-1990) e A Igreja Presbiteriana Renovada.




Bispo Edir Macedo, Fundador da Igreja "Universal Do Reino de Deus"







A década de 1970 inicia um novo movimento denominado “neopentecostal” baseado na Teologia da Prosperidade e que são principalmente representadas pelas Igrejas; Universal do Reino de Deus fundada por Edir Macedo em 1977, pela Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada por Romildo Ribeiro Soares, mais conhecido como missionário R.R. Soares, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo e a Igreja Sara Nossa Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e opnião!