sábado, 20 de março de 2010

Entrevista com Pr. Ibrain Ali Halabi, Missionário na Bolívia

 

A Voz do Brasil Para Cristo, realizou uma entrevista com o Pastor Ibrain Ali Halabi, Missionário na Bolívia e Diretor da Missão Desafio Bolívia, também responsável pelo Centro Médico Bethesda e pela Base Transcultural de Treinamento Missionário. Abaixo, confira na Integra a entrevista:

Como foi que surgiu o projeto de enviar missionários a Bolívia?

Pr. Ibrain - Era o ano de 1990, e nossa Igreja do Mandaqui ainda não estava empenhada em Missões, então resolvi trabalhar nisso. Busquei o Pr. Joel Stevanatto e comentei sobre isso, então ele deu todo o aval e assim começamos a orar, fazer boletins informativos, colocar cartazes com temas missionário, o Pr. Joel então disse para que organizassemos uma Conferência Missionária juntamente com ele, e assim o fizemos,mas nunca iríamos imaginar a surpresa de Deus, que no final da Conferência, usando o Pr. Joel, Deus separa a minha família para o envio ao Campo... então, peço demissão de meu trabalho e começo a me preparar para isso, e Deus começou a direcionar o país Bolívia, abrindo inclusive portas.

Então, fui espiar a terra. Cheguei na Bolivia e meu coração se encheu de certeza que era aquele povo que eu passaria muitos anos de minha vida. Mas, quando retornei, tivemos alguns problemas de saúde com o meu filho e depois com minha esposa, o que atrasou um pouco nossa ida, mas enfim chegamos a Bolívia.

O Pastor já havia tido alguma experiência com missões anteriormente de se engajar no projeto missionário na Bolívia?

Pr. Ibrain - Não. Apenas experiências teóricas, pois estudei missiologia na Faculdade Batista de São Paulo.

Como foi tomar tomar a decisão de se entregar a este projeto?

Pr. Ibrain - Nós que começamos esse Projeto, ainda não havia nada de nossa obra na Bolivia. Deus foi muito claro quando colocou a Bolivia em nossos corações. Eu tinha um certo temor pela adaptação de minha família, visto que o local na época era muito pobre, não tinha água (tínhamos que juntar água da chuva para poder beber durante o ano), muitos mosquistos, muitos animais peçunhentos, e teríamos que viver sem nenhum conforto (a primeira casa foi um galinheiro que limparam para que pudéramos viver), mas, Deus foi tão tremendo, que ao chegar ao local, minha esposa e filhos se adaptaram de forma fantástica.

Há cerca de 20 anos que o Pastor juntamente com sua esposa Neli chegaram na Bolívia o pastor já havia estado na bolívia anteriormente?

Pr. Ibrain - Só fui para uma viagem de conhecimento do local de trabalho.

Como foi a chegada na Bolívia e a recepção dos bolivianos?

Pr. Ibrain - Foi difícil no início (...rs...). Chegamos com uma sensação que não tinha volta aquela decisão... chegamos debaixo de 43 graus, o que nos sufocou um pouquinho mais (...rs...)
As pessoas estavam feridas com missionários, pois eles ficavam pouco tempo e usavam "a pobreza" do povo para alavancar sua ida a outros centros melhores (EUA ou Europa)... Então eles nos trataram com descaso no início, com o passar do tempo viram a seriedade de nosso ministério e começou a nascer os "filhos da fé" ...

Já havia alguma igreja ou missão evangélica que atuava na comunidade?

Pr. Ibrain - Sim. A Igreja Batista tinha uma Base no local, inclusive eles que nos convidaram para trabalhar, mas, estava saindo o líder local e a equipe estava com problemas, o que nos levou a pastorear a Igreja no início. Tinha a Neo-Testamentário que já estava a pelo menos um século na cidade, mas tinha apenas 5 membros e não existia uma igreja forte ainda no local, era um belo campo missionário.

Como foi o início do trabalho na bolívia?

Pr. Ibrain - Como todo início de trabalho, foi muito duro. Até achar a estratégia correta demorou um pouquinho. Até que descobrimos que os jovens locais gostavam muito de volei, então começamos a evangelizar através do volei. Armava a rede e esperava um jovem chamar o outro para um joguinho. Antes fazíamos um devocional, e depois uma oração e os convidava para o culto a noite. Depois os visitava em suas casas e começava a discipular-los. Em um ano batizamos cerca de 100 jovens assim.

Quais dificuldades que o pastor, a sua esposa e família encontraram?

Pr. Ibrain - A maior foi a adaptação ao clima, muito quente ao extremo. Também com a quantidade de mosquistos. E depois vem o ritmo diferente de cultura, e por fim, os laços da idolatria, que eram muito forte.

Hoje, no total, quantas congregações Bolívia Para Cristo existem na bolívia?

Pr. Ibrain - Como funcionamos como células (grupos pequenos, GEMES), temos 12 células na cidade de trabalho evangelístico. Temos a Igreja em Puerto Suárez, temos trabalho de evangelização (igreja ao ar livre) em Las Palmeras. Rivero Torres já compramos o terreno para construção do templo.

Existem mais missionário que hoje apóiam o trabalho de evangelismo na Bolívia? e quais são?

Pr. Ibrain - Nossa Equipe se chama MD-Pantanal, são eles:
Casal: Pr. Eduardo (Obreiro Autócne) e Iolanda,
Casal: Joel e Eliseba,
Pr. Elvira (obreira autócne),
Pb. Airton (obreiro autócne),

Quais atividades atualmente a MD e a Bolívia Para Cristo tem se dedicado no País?

Pr. Ibrain - Temos um trabalho muito forte na área Social/Espiritual. Incluindo idas à tribos de índios Ayoreos e Terenos do lado do Panatanal Brasileiro. Temos alguns projetos em andamento para esse ano.
Temos uma Escola de Formação de Líderes Autócnes, onde queremos preparar novos líderes locais até o final do ano. Temos um Centro Médico, tivemos durante 10 anos um Orfanato (fechou por falta de recursos), temos uma Base Missionária de treinamento.

Além das atividades de evangelismo, também foi criado um centro médico, o Centro Médico Bethesda. Onde fica e qual a importância deste projeto para a comunidade e quais os serviços prestados pelo centro médico?

Pr. Ibrain - Quando o Centro Médico foi criado, não existia nenhuma atenção médica totalmente gratuíta na cidade. Então, vimos por bem começar um projeto neste prisma. A Pra. Elvira começou a se preparar como enfermeira, e as primeiras atenções eram feitas na Igreja mesmo.

Ganhamos um terreno da Prefeitura (Alcaldia Municipal) para esse projeto crescer. Depois foi só colocá-lo no "óleo", oramos e Deus abriu as portas e uma pessoa que nem evangélica era, patrocinou toda a cosntrução e equipamentos do Centro Médico. Temos Laboratório de Análises Clínicas. Temos um Consultório de Odontologia completo. E agora estamos esperando um casal, onde o marido é médico para assumir a direção médica, pois a rotatividade de médicos aqui é grande, pois trabalhos com voluntariado.

Temos enfermeiras 24h, e depois que o paciente passa com o médico, recebe a receita onde tiora o remédio gratuíto (para quem não pode pagar), mas antes ele tem que passar na Capelania onde é evangelizado e oferecido um curso de discipulado. Já trouxemos inclusive vacinas e fechamos convênio de atenção inclusive com outros Hospitais no Brasil, como o Centrinho de Bauru que operou uma criança daqui que tinha lábios leporinos e com o Hospital do Coração de SP que operou uma criança daqui também.

Quantos profissionais trabalham no Centro Médico Bethesda e como é feito o recrutamento destes profissionais?

Pr. Ibrain - Já tivemos 27 profissionais, porém perdemos no último ano o convênio que tinhamos com a Caja Nacional de Salud, hoje temos um médico geral, 3 enfermeiras, voluntários e 1 dentista. O laboratório funciona quando necessitamos de análise contratamos especificamente o laboratorista. É muito custoso manter um Centro Médico, por isso tivemos que tirar o pé do acelerador, mas estamos em fase de fechar novos convênios, por isso peço a oração dos irmãos.

Também temos Campanhas específicas com médicos voluntários que dão suas férias. Inclusive neste ano já recebemos a equipe dos médicos sem-fronteira dos EUA. Temos inclusive sala de parto, onde já nasceram várias crianças depois de um pré-natal acompanhado por médicos do Centro Médico.

Em média, quantas pessoas são atendidas diariamente?

Pr. Ibrain - Como lhe disse anteriormente, tivemso que tirar o pé, mas com a vinda deste novo médico aumentaremos sensivelmente o atendimento. Chegamos a ter uma atenção de quase 500 pessoas por mês (isso é muito comparado com a população local de 25.000 habitantes), mas, com a ajuda do Eterno, retomaremos a atenção em massa.

Quais são as dificuldades que este trabalho que beneficia a comunidade enfrenta atualmente?

Pr. Ibrain - O grande problema é o financeiro. Manter um Centro assim é um investimento mensal muito alto... e desde o ano passado, perdemos muito mantenedores por "n" motivos. Precisamos muito de novos mantenedores.
Inclusive, estamos para montar uma escolinha de futebol, mas tivemos que adiar mais uma vez por falta de recursos. Hoje, até temos o lado humano, mas temos dificuldade de investimentos.

Pastor, na bolívia fica também a Base de Treinamento Missionário, em que cidade está localizada e como ela funciona?

Pr. Ibrain - A Base fica na cidade de Puerto Suárez. Antes, os alunos vinham para cá e ficavam 4 meses comigo. Pela manhã o teórico e a tarde o prático. Hoje funciona de uma maneira diferente, para poder assim facilitar os alunos e igrejas locais.

Os alunos vão para Atibaia -SP, para o teórico e vem apenas no último mês de treinamento para cá, onde são avaliados em uma cultura diferente e como eles desenvolvem trabalhos em grupo e como são em seu nível de obediência, assim saberemos melhor se a igreja pode ou não investir em determinados alunos.

Quantos missionários atualmente existem na base e média quantos missionários a base recebe?

Pr. Ibrain - Enquanto estão na Base são ainda alunos de missões, só depois de provados e aprovados são enviados para um campo específico e aí sim são conhecidos como missionários da MD.
Os alunos passam o mês de novembro aqui, então agora está vazia. É muito relativo referente a quantidade de alunos, mas em média são 12. Pois queremos primar pela qualidade.

Qual é a importância da base na formação dos missionários?

Pr. Ibrain - É sumamente importante esse Centro de Formação! Você pode ter a vocação, mas precisa estudar para exercê-la. Por exemplo, você pode ter a vocação de ser médico, mas não é apenas com a vocação que você sai operando por aí as pessoas, precisa estudar para se tornar um médico. Assim também para servir a Deus. Precisamos buscar a excelência em tudo que façamos para o Senhor.

A Base na Bolívia, ajuda na avaliação do choque cultural dos alunos do Centro de Treinamento da MD. E isso é muito importante para avaliar se realmente existe a vocação, pois a Palavra nos diz que o nosso chamado ele é reconhecido por Deus e pelos homens. Acredito que uma pessoa sem preparo algum, sofrerá muito mais para realizar a tarefa, e isso pode comprometer até sua família.

Como é garantido o sustento e a manutenção dos projetos missionários e de apoio a comunidade na bolívia?

Pr. Ibrain - Dos valores arrecadado pela MD através da Oferta Missionária Nacional, dada a cada terceiro domeingo do mês, um percentual vai para missões nacionais e outro para missões transculturais, e desse valor transcultural se desconta as despesas administrativas e desse resultado, um percentual vem para a Bolívia.

Claro que se as igrejas OBPC participassem mais, tudo ficaria mais fácil, mas, infelizmente nossa realidade, é que nem toda igreja OBPC tira a oferta missionária nacional (OMN), mesmo sendo obrigado pelo estatuto. Muitos preferem ferir o estatuto que obedecer algo que traria grandes benefícios ao Reino do Senhor, e isso é lamentável.

Também, procurei fazer com quem as pessoas participasse mais do Centro Médico através de uma oferta mensal de R$ 150, porém, poucos até agora deram resposta positiva e o mais estranho, a maioria de fora da OBPC. O sutento missionário é dado pela igreja enviadora (no meu caso a OBPC-Mandaqui) e nunca deve ser a agência missionária, sempre a igreja, pois missões é responsabilidade da igreja.

No Brasil, todo 3° domingo de cada mês, é recolhido a "Ofertas Missionária Nacional" de todas as Igrejas O Brasil Para Cristo espalahos pelo o país. Toda a oferta recolhida neste dia, ou seja, no 3° domingo do mês é encaminhada a Missão Desafio para auxiliar na manutenção e no sustento das atividades Missionárias. No geral, qual é a importância das ofertas arrecadadas nas Igrejas para a obra missionária?

Pr. Ibrain - Fortaleço aqui minha posição, se todas as nossas igrejas arrecadassem corretamente essa oferta, Deus usaria muito a OBPC em muitas outras nações. Precisamos entender por que alguns pastores temam em não obedecerem o estatuto.

A Igreja da Bolivia arrecada com prazer a OMN e deposita da MD, não existe igreja pequena o suficiente que não possa fazer a sua parte. Temos que parar de dar qualquer valor, precisamos realmente usar o terceiro domingo como um dia missionário e de conscientização e tirar a oferta e enviar o que o povo deu, nem um centavo a mais, nem a menos! Isso sim seria a verdade sobre nossa realidade missionária hoje.

Pastor, o senhor gostaria de deixar uma mensagem a nossos leitores e membros de nossas igrejas no Brasil?

Pr. Ibrain - Bem, amados, quero enfatizar MISSÕES de uma maneira geral, a Missão de Deus, a Missão do Cordeiro de Deus e a Missão da Igreja.


Apocalípse 5:1 - diz que a Missão de Deus é Reinar, e Ele executa isso de maneira maravilhosa, nunca o inimigo prevalecerá sobre nós porque nosso Deus Reina, Ele é absoluto! Em Apocalipse 5:6 - diz que a missão de Jesus é pagar o preço, Ele teve que morrer e cumprir sua Missão para que Deus reine na vida de muitos.


E em Apocalípse 5:12,13 - diz que a Missão da Igreja é Servir ao Cordeiro em sua vontade, e a vontade do Cordeiro de Deus é que ninguém se perca, mas venha ao conhecimento da Glória de Deus, e como isso acontecerá se não há quem pregue? Para que a Missão de Deus se concretize, foi necessário a Missão do Cordeiro de Deus, que por sua vez necessita que a missão da Igreja seja efetiva.

O que peço aos amados leitores é que nunca perca a visão inicial da igreja de Cristo, "IR POR TODO MUNDO E PREGAR O EVANGELHO A TODA CRIATURA... IR E FAZER DISCIPULOS..."
Estamos buscando mais milagres que Deus, estamso buscando mais que Deus nos atenda, que nós atendê-Lo em sua Soberana Vontade. A cada dia as igrejas de nosso século se perdem em criar muito crentes debilitados que dependem de coisas para serem feliz.


A Bíblia diz que melhor é dar que receber, perder a vida, carregar a cruz. Onde estão os martíres de nossa geração? Onde está o povo que o mundo não é digno de tê-los entre eles? Meu medo, e confesso isso, é nos tornar o Vale de Ossos Secos (Ezequiel 37), havia muitos ossos, mas sem vida! Em outras palavras, ter muitos crentes, mas sem qualidade, sem visão, frios, descomprometidos, insubmissos para com a Palavra de Deus! E Deus diz a Ezequiel, "esse é o meu povo", mas, nosso Deus é maravilhoso e restaura o que parecia irrecuperável. Por isso, sou teimoso em acreditar que nossa Igreja ainda se envolverá 100%, ossos se juntando com ossos, cada um no seu lugar, formando assim um grande exército.

Que Deus os abençoem grandemente.

Pr. Ibrain Ali Halabi

A Voz do Brasil Para Cristo e o editor, agradecem ao Pastor Ibrain, pela gentileza e a atenção com que recebeu o nosso contato. Você pode saber mais sobre os projetos da Missão Desafio na Bolívia acessando o site da Missão Desafio, da Bolívia Para Cristo, ou do Centro Médico Bethesda. Acompanhe nosso blog, que em breve, teremos mais matérias e artigos da Missão Desafio na Bolívia e em outros países.

A Voz do Brasil Para Cristo.

Pedido de Oração:

Vamos orar para Deus expandir a visão de nossas liderânças e pastores acerca do Reino de Deus, atuando como verdadeiros líderes espirituais, ciente de que o papel da Igreja do Senhor é apoiar o crescimento e a maturidade espiritual dos membros do corpo de Cristo e anunciar o evangelho da Salvação a todo homem em todos os cantos da terra, contibuindo com orações, e ofertas, necessárioas a manutenção das atividades missionárias tanto no Brasil como no mundo, cumprindo com o mandamento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Também vamos orar para que Deus abençõe o trabalho missionário na Bolívia, e muitas almas possam conhecer o evangelho da salvação e encontrar na Igreja Bolívia Para Cristo, o apoio necessário para o fortalecimento espiritual e alcançar a maturidade na Fé em nosso Senhor Jesus Cristo. E que Deus continue abençoando abundantemente e providêncie através de pessoas e Igrejas, os recursos necessários para a manutenção das atividades sociais em benefícioa a comunidade local boliviana.

 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e opnião!