quarta-feira, 14 de abril de 2010

Orações e cartas auxiliam cristãos que estão sofrendo


Na manhã do dia 16 de setembro de 2009, Hailu e Fikiru, representantes da Portas Abertas Internacional saíram de Addis Ababa para uma jornada em um vilarejo a 350 km da capital. O grupo estava em uma expedição para levar restauração e encorajamento. Seu objetivo final: Chala, o homem cuja triste história moveu o coração do grupo.
 
A viagem levou o grupo por Jimma, onde tiveram que passar a noite. Na manhã seguinte, eles foram de ônibus para Gera-Chira. De lá, eles caminharam durante uma hora para a vila de Gure-Keto, para encontrar Chala e Elias (14).
 
No dia 2 de dezembro de 2008, Chala perdeu dois de seus três filhos, sua casa e tudo o que possuía, incluindo bezerros, teff (cereal popular na Etiópia), milho e equipamentos de agricultura em um incêndio. Além dessas terríveis perdas, a colheita de cereais que ele guardava, foi destruída pelos porcos e macacos enquanto ele estava em luto por seus filhos.
 
O incidente abalou a vida de Chala. O filho que lhe restou, Elias, lutou contra a depressão depois de ver o incidente que tirou a vida de seus irmãos.
 
“Quando chegamos no abrigo temporário que foi construído com o apoio de muitos cristãos, Chala e Elias estavam cozinhando milho no meio da casa para o café da manhã. Chala nos recebeu muito bem e nos convidou a sentar ao lado de sua cama. Ele se lembrou de nós por causa das visitas anteriores e agradeceu muito a Deus por termos chegado em segurança.”
 
Elias não havia conhecido a equipe na visita anterior. Apesar de estar confuso com a presença de estranhos, o menino os cumprimentou da mesma maneira amigável de seu pai. O líder da igreja que acompanhava a delegação da Portas Abertas explicou para Elias que aqueles visitantes tinham ido de Addis Ababa somente para vê-los. Elias só fala oromiffa (dialeto), então, fez-se necessária a presença do líder para traduzir a conversa entre eles.
 
Quando questionado sobre como estava, Elias respondeu: “Nega, Nega”, que quer dizer “bem, bem”. Ele estava muito tímido e não falou muito.
 
Hailu explicou o motivo da visita: entregar as cartas e cartões enviados pelos parceiros da Portas Abertas. As cartas estavam focadas em encorajamento, e algumas delas continham citações da Bíblia. Os visitantes passaram algum tempo traduzindo as cartas para eles. Todas as vezes que uma carta era lida, Chala balançava sua cabeça em gratidão, dizendo “Obrigado”.
 
“Durante sua visita anterior, vocês vieram de Addis Ababa para nos encorajar para que pudéssemos sair do luto. Desta vez, vocês trouxeram cartas do exterior. Agora, não estou mais sozinho neste vilarejo. Deus abençoe vocês”, disse Chala.
 
Elias permaneceu perto de seu pai enquanto as cartas e cartões eram traduzidos. Ele sabe ler muito pouco de inglês, mas não desistiu de tentar ler alguns dos cartões. Ele pegou um das mãos de seu pai e tentou ler. Foi muito agradável para nós ver Elias se esforçando para ler as palavras.
 
Elias está apenas na quarta série, e quase não fala inglês. No entanto, a escrita romana não é estranha para ele, já que ele a utiliza para escrever na escola.
 
Apesar de Elias não entender completamente as palavras que foram escritas, ele ficou fascinado pelas imagens. Em especial, um cartão escrito “Jesus” em letras grandes, chamou sua atenção.
 
Quando perguntamos como Elias estava emocionalmente, Chala respondeu: “ele está melhor agora”. Ele disse que o filho está pensando menos na tragédia.
 
Elias freqüenta a escola em Gera-Chira. Ele vai a pé para lá todos os dias. Apesar do grande trauma que sofreu, Elias passou para a terceira série. Em outubro, ele iniciou a quarta. A Portas Abertas comprou roupas, livros e todo o material escolar necessário que ele iria precisar para o próximo ano.
 
Juntamente com a igreja local, a Portas Abertas também ajudou Chala de muitas outras maneiras. Ele recebeu roupas, roupas de cama, alimento e gado. Além disso, a Portas Abertas providenciou matérias de construção para a nova casa de Chala e Elias. A igreja local é quem está supervisionando o projeto.
  
Com ajuda, orações e cartas, cristãos estão sendo fortalecidos
 
Chala parecia forte ao instalar uma cerca em volta de sua propriedade. Os representantes da Portas Abertas, Hailu e Fikiru, foram visitá-lo. Ele os avistou de seu trabalho e deu um grande sorriso assim que os reconheceu. Os três homens se saudaram alegremente.
 
“Como foi diferente este encontro em comparação (16 de setembro de 2009) quando o encontramos de surpresa, pois não podíamos avisá-lo com antecedência. Desta vez Chala estava ciente de nossos planos para visitá-lo e nos recebeu calorosamente.”
 
Logo após sua chegada, terminou o horário escolar e Elias, 14, foi para casa a pé. Hailu e Fikiru ficaram muito impressionados em como Elias estava bem arrumado.
 
“Elias estava vestido com as roupas que Portas Abertas lhe entregou em setembro de 2009. Ele parecia muito melhor do que em nosso encontro anterior. Seu comportamento também foi muito diferente.”
 
“Durante nossa outra visita, Elias estava tímido e até parecia incomodado com a nossa presença. Desta vez, ele correu até nós assim que nos reconheceu. Era um outro Elias. Pode ser porque ele está mais familiarizado com nossos rostos”, compartilhou Fikiru.
 
Elias cumprimentou os visitantes com o tradicional abraço etíope, mas antes perguntou com uma voz suave: “Akam”, que significa “como vai você” no dialeto oromiffa. Os dois representantes aprenderam algumas palavras em oromiffa antes de retornarem, e estavam motivados a responder: “Nega, nega”, que significa “tudo bem”. “Seus olhos estavam brilhando de emoção”, relembra Fikiru, dando a entender que sua visita parecia proporcionar muita alegria.
 
Chala convidou Hailu e Fikiru para lanchar na casa do vizinho. Ele enviou Elias na frente com um jarro de leite. A casa pertencia a alguns amigos cristãos de Chala. Eles fizeram de tudo para que os visitantes não dissessem não ao convite para o lanche, em uma cerimônia de café tradicional e um copo de leite provido por uma das vacas que Portas Abertas doou a Chala.
 
Após o lanche, sua atenção foi direcionada para o pacote de 5 kg de cartas e cartões que Hailu e Fikiru trouxeram para eles.
 
Elias foi surpreendido com a grande quantidade de cartas e cartões que recebeu do mundo inteiro. Quando foi questionado sobre como se sentia, Elias cobriu sua boca com a mão e virou o rosto para a parede, sorrindo. Era evidente: ele ficou muito emocionado com os cartões.
 
Hailu e Fikiru explicaram a Elias que algumas cartas e cartões foram endereçados especificamente para ele. Alegria transbordou de seu rosto quando mencionado que algumas de suas cartas eram de colegas do outro lado do mundo que são da mesma que ele. “Às vezes, mencionar a similaridade de faixa etária e circunstâncias vivenciadas pelos remetentes ajuda a criar uma ligação” (conexão entre os remetentes e os receptores), compartilhou Fikiru.
 
Como na entrega anterior, Elias juntou algumas cartas e olhou atentamente para cada uma delas tentando ler. Com grande emoção, Elias mostrou algumas das fotos para seu pai.
 
“’Você gosta das cartas’”, eu perguntei. ‘Ee’a –sim, Elias respondeu. Mas, foi muito mais tocante ouvir sua resposta ao meu questionamento referente a seus sentimentos: ‘Eu estou feliz pelo que fizeram por mim. Mas eu estou mais feliz pelo que foi feito pelo meu pai!’. Tocado profundamente pelas palavras de seu filho Elias, Chala acariciou o cabelo de Elias e tocou suas costas como sinal de aprovação”, relembra Fikiru.
 
“Sejam minha carta e meus mensageiros para agradecer as pessoas que tem me apoiado,” solicitou Chala depois de receber as cartas e cartões. “Eu não tenho nada que possa retribuir o que fizeram, exceto dizer que sou grato. Depois de perder minhas crianças e propriedade, minha vida tornou-se muito complicada. Eu estava na escuridão pela perda de meus filhos, meu gado e minha propriedade. Mas agora, fui completamente transformado”.
 
“Tudo está mudado em minha vida pela graça de Deus. Depois que vocês me visitaram e me ajudaram, minha vida mudou. A mudança surpreendeu até aqueles que não creem. Eles pensavam que eu iria me isolar e ficar deprimido para sempre. Mas, eu tenho o Senhor comigo. Além disso, eu tenho o seu amor. Através da graça de Deus, todos vocês estão comigo. Atualmente, exceto pela perda de meus filhos, eu tenho tudo que preciso. Foi o Senhor que permitiu que nos encontrássemos. Pelo amor que vocês têm demonstrado a mim, posso ser confortado pelo meu luto.”
 
“Agora tenho muitos amigos e parentes através de vocês. Que Deus possa abençoá-los ricamente! Eu agradeço a todos que me enviaram estas cartas e cartões. Que o Senhor possa estar com vocês no dia da sua necessidade, assim como vocês estiveram comigo. Que Deus abençoe seus filhos e sua família”, expressou Chala, muito agradecido.
 
Desde que recebeu ajuda da Portas Abertas, Chala tem trabalhado com afinco em sua terra. As duas vacas que recebeu foram usadas para arar seus 2 hectares de terra. Chala plantou milho em meio hectare e planeja semear trigo em um hectare e meio, assim que a estação da chuva começar.
 
Uma das duas vacas de Chala gerou um novilho em meados de janeiro. Desta forma ele tem leite para consumo próprio. Isto é considerado um grande luxo para a área rural da Etiópia. Chala espera que a segunda vaca dê à luz em dois meses. A partir de então, ele espera ter 4 litros de leite por vaca, ao dia, para obter assim um ganho extra.
 
Elias também demonstra estar mais forte, mais expressivo e mais confiante desde a visita anterior. Todos os dias após a escola, Elias ajuda seu pai na fazenda. Chala está confiante de que Elias permanecerá dedicado a completar sua educação com sucesso.
 
Pedidos de oração:
 
• Agradeça ao Senhor pelo progresso de Chala e Elias e o pelo sucesso de seus esforços pra reconstruir suas vidas.
• Louve a Deus pela sua provisão em suas vidas. Ore para que Deus continue os abençoando e protegendo.
 
• Agradeça a Deus pelo envolvimento e apoio da Igreja local. Agradeça ao Senhor que concedeu sabedoria aos líderes da igreja em aconselhar Chala espiritualmente.
 
• Ore para que os testemunhos de Chala e Elias toquem os corações da comunidade não cristã na qual vivem. Ore pela salvação desta comunidade.

 
 
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e opnião!